Viver o património natural

Zona de paisagem protegida

da albufeira do Azibo

 

Parque Natural do

Douro Internacional

A cerca de 60km a zona de paisagem protegida da albufeira do azibo  local ideal para conhecer a fauna e flora local, bem como a particular riqueza cultural da região.

Na praia fluvial (uma das sete maravilhas de Portugal) tem à sua disposição um conjunto de atividades desportivas ou o simples descanso com o pensamento longe da rotina do quotidiano.

 

Perto do parque Natural do Douro internacional com a monumentalidade impar das arribas do douro que se aliam à biodiversidade da fauna e da flora.


Parque Natural da

Serra do Montesinho

   
A pouco mais de uma hora de caminho, por boa estrada, o parque natural da serra de montesinho um exemplo da harmonia que o homem consegue estabelecer com a natureza.    
.

Sentir a paisagem

 

Linha do Tua

Pode chegar por diferentes trajetos até à linha do Tua e deixar-se envolver pelo vale do rio do mesmo nome, um espaço cénico único e de rara beleza.

Santuário Vilas Boas

Quando, em Vilas boas, subir ao santuário de Nossa Senhora da Assunção (750 metros da altitude), o local mais importante do culto mariano em Trás-os-Montes, contemple de igual para igual a serra do Faro com os dois blocos de granito que a culminam. Depois, deixe que a sua vista se espraie pela vastidão da paisagem onde os montes se sucedem cortados pelo rio Tua.
 
 

Santuário Vilarinho

Em vilarinho das Azenhas pode subir ao santuário de Nossa Senhora dos Remédios, próximo da serra do Faro e, ao desfrutar a leveza do ar puro, tem a oportunidade de contemplar o vale do rio Tua que serpenteia por entre paredes de granito.

Rio Tua próximo

Apenas a 6 km, na Ribeirinha, o rio Tua pronto a deixar-se mergulhar por si para que viva o prazer da água fresca nos dias de verão da terra quente transmontana. Pelo caminho, no vale que desce para a Ribeirinha, sinta a força do granito que irrompe em direção ao céu, escapando-se de encostas que acolhem vinhas e olivais.
 
 

Douro Vinhateiro

Vilas Boas, situada no limite da região demarcada do Douro está a pouco mais de meia hora das paisagens do douro vinhateiro, recentemente classificadas como património mundial.

Barragem do Peneireiro

A pouco mais de 10km a barragem do Peneireiro, um espaço de lazer que convida ao exercício físico num percurso de manutenção.

 

 

Rio Sabor

A pouco mais de 40 minutos atinge-se o rio Sabor, um dos rios mais bem preservados de Portugal e onde o peixe tem um sabor muito especial. Pode prova-lo em vários restaurantes modestos da Foz do Sabor.

Vale da Vilariça

A cerca de 40 km pode-se desfrutar a paisagem do vale fértil da Vilariça que, desde tempos recuados tem sido famoso pela sua produção agrícola.

 

 

.
Support by WEBKEY | Lagares de Vara e Pedra@ 2016